Carro híbrido: descubra tudo sobre esse veículo

O carro híbrido surgiu por intermédio das mudanças que o meio ambiente vem sofrendo, tornando necessária a adequação da sociedade em relação a esse assunto.

Para preservar o meio ambiente e tentar promover uma maior sustentabilidade, a indústria automobilística tem alterado as suas condutas no mercado. Sendo assim, estão buscando por inovação e, esse automóvel, tem como foco a eficiência energética.

Além de promover uma maior sustentabilidade, se comparado com carros tradicionais, ainda oferece grande economia quando diz respeito a combustível.

E você, deseja saber mais sobre carros híbridos e se eles são a melhor opção para o seu bolso?

Criamos esse conteúdo para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Aqui você vai entender mais sobre esse carro e como ele funciona, qual o seu valor, quais os melhores modelos no mercado e todas as vantagens e desvantagens de se adquirir um carro híbrido.

O que é um carro híbrido e como ele funciona?

O carro híbrido é um automóvel que combina, pelo menos, um motor elétrico e um motor a gasolina, possuindo sistema que recaptura energia por meio da frenagem regenerativa. Ou seja, eles podem atuar tanto de forma independente, como conjunta.

Na maioria das vezes, o motor elétrico é o responsável pela maior parte do trabalho. O resultado, é um menor número de gasolina queimadae, consequentemente, um menor gasto de combustível. Além disso, a energia elétrica pode aumentar o desempenho desse carro.

A energia desse tipo de veículo, é obtida através de uma bateria de alta tensão. Essa bateria é reabastecida pela captura da energia de desaceleração e ela fica separada da bateria convencional do carro, de 12 volts.

Essa energia, em geral, é perdida para o calor gerado pelos freios dos carros convencionais e isso acontece por meio do sistema de freio regenerativo.

Os híbridos, também usam motor a gasolina, com o intuito de carregar e manter a bateria.

Quais são os tipos de carros híbridos?

No momento, existem três opções de carros híbridos disponíveis no mercado. Confira!

carros-híbridos-são-mais-economicos

Hibrido-paralelo

Nesse modelo, os dois motores funcionam de forma sincronizada para dar tração ao veículo. Por isso, é conhecido como híbrido paralelo.

Sendo assim, o motor elétrico garante a tração dianteira, enquanto o motor a gasolina fica ligado ao eixo traseiro.

Híbrido-série

Já quando falamos do modelo híbrido-série, temos um carro em que, somente o motor elétrico gera tração para o funcionamento do mesmo.

Entretanto, o motor a combustão funciona para alimentar a bateria, não sendo usado para movimentar o automóvel.

Sendo assim, existe uma bateria maior para sustentar todo o sistemae, esse detalhe acaba encarecendo o valor final do produto.

Híbrido-misto

Esse modelo pode ser considerado o mais complexo entre os três. Pois, trata-se de um conjunto elétrico que controla a todo momento as condições do carro e do seu percurso.

Contudo, é o próprio veículo que escolhe qual é o melhor motor para usar a tração em determinadas situações. Porém, o motorista ainda tem a possibilidade de configurar essa prática por meio de um menu no carro.

O carro híbrido é econômico?

De tudo que já foi dito até o momento no artigo, o que já ficou evidente, é que o carro híbrido consegue ser bem mais econômico que carros convencionais. Principalmente, em um país em que abastecer não é barato!

Além dos modelos de entrada que possuem os motores menos potentes e por isso, tornam-se mais econômicos. Sendo assim, o motor elétrico desse carro, contribui para um menor consumo de combustível usado no propulsor a combustão.

Contudo, torna-se possível ver economias significativas no combustível.

Qual o consumo de um carro híbrido?

Os carros híbridos são os mais eficientes em termos de consumo de gasolina, entre todos os carros – eles, normalmente, podem consumir de 48 a 60 km por litro.

Não é considerado ruim. Porém, é apenas cerca de 20% a 35% melhor que um veículo movido a gasolina com baixo consumo de combustível.

Vantagens e desvantagens do carro híbrido

Como podemos ver, os carros híbridos oferecem muitas vantagens além de economia e sustentabilidade. Porém, também contam com alguns pontos que não são tão positivos.

Então, conheça agora, quais são as vantagens e desvantagens dessa nova opção de automóvel.

Vantagens

Como já citado diversas vezes no texto, a economia e sustentabilidade são as características predominantes em um carro híbrido. Porém, ele conta com mais pontos positivos, como por exemplo: maior potência e uma performance melhor se comparado a modelos convencionais, estabilidade e conforto em curvas realizadas em alta velocidade e, também, esse estilo de carro conta com uma frenagem regenerativa.

Desvantagens

Apesar de possuir inúmeras vantagens, ele conta com alguns pontos negativos.

Por apresentarem tecnologia de ponta, esses carros são mais caros se comparados aos populares e, com isso, a sua manutenção também se torna maior, por conta da sua bateria que ocupa um espaço considerável no veículo, sendo instalada em um local onde, normalmente ficaria o tanque de combustível.

A existência de dois motorestambém afeta a autonomia do carro. Sendo que, para diminuir espaço e peso, o depósito de combustível é menor.

Quais são os modelos de carros híbridos mais vendidos no Brasil?

Os carros híbridos estão ganhando cada vez mais visibilidade no mundo devido ao avanço da tecnologia. Contudo, aqui no Brasil, também é possível encontrar algumas opções de carros, até mesmode marcas populares, como Toyota.

  • Toyota Corolla;
  • Toyota Corolla Cross;
  • Prius, também da linha Toyota;
  • Todaa linha Lexus;
  • Range Rover.

Qual a média de preço desses carros?

Possuir um motor elétrico não é o único fator determinante, referente ao preço desses carros.

Porém, encontrar um carro híbrido zero quilômetro por um valor abaixo de R$ 100 mil reais, é muito difícil. Dependendo do modelo e marca do veículo, o seu preço pode alcançar a marca de R$ 800 mil.

Portanto, em muitos lugares você pode encontrar esses carros semi-novos ou usados, por um preço mais baixo.

Então, o que você achou de saber um pouco mais sobre os carros híbridos e conhecer todas as vantagens e desvantagens desse novo automóvel, que tem ganhado a confiança de muitos?

Contudo, vale lembrar que existem mais opções se o seu foco é economizar combustível. Então, se deseja conhecê-las, continue acompanhando o nosso blog, que sempre traremos novidades para você!

Open chat