Frotista: saiba tudo sobre economia de combustível para reduzir o custo da sua frota

aplicativos-de-economia-de-combustível

Com o preço do combustível subindo em disparada nos últimos meses, todo o desperdício precisa ser evitado de alguma forma, usando algumas táticas de economia.

No entanto, essa economia nem sempre acaba dando certo, e as empresas precisam encarar altos gastos que poderiam ser evitados caso tivessem um melhor planejamento e a prática de simples atitudes no dia a dia para reduzir o consumo.

Quando existe o intuito de resolver esse problema, é sempre importante encontrar-se atento a algumas estratégias.

Possuindo um bom planejamento, inteligência e tendo mais controle daquilo que ocorre em sua frota, é possível economizar um bom capital.

Pensando nesse tema, criamos um conteúdo que vai te ajudar a entender sobre as práticas para redução de consumo de combustível em uma frota. Quer saber mais? Continue lendo esse artigo e descubra agora mesmo, tudo o que você precisa!

O que é uma frota?

Uma frota, nada mais é que a união de determinados meios de transporte que são comandados por um gestor.

Sendo assim, nem sempre significa que seja estabelecida por uma grande quantidade de veículos ou automóveis pesados, como é o caso da frota de caminhões.

Contudo, uma empresa que tem mais que cinco veículos voltado para a área comercial, já precisa contar com um gestor de frotas.

É possível realizar a economia de combustível em todos os tipos de frota?

Atualmente, existem diversos tipos de frotas. Para você entender melhor, vamos te contar um pouco mais sobre cada uma delas:

Frota comercial

Esse modelo de frota, tem como principal foco, atender todos os setores de uma empresa, realizando entrega de produtos, transporte de colaboradores, entre outros.

Nesse formato, a frota pode ser composta por vários tipos de veículos.

Frota de entrega

Essas frotas, voltam-se exclusivamente à realização da entrega de produtos pelas cidades. Os meios mais usados são: motos, utilitários e outros veículos de pequeno porte.

Um exemplo desse modelo de frota, são os veículos que muitas vezes são usados para nos entregar aqueles pedidos que fazemos pela internet.

Frota de caminhões

Esse modelo de frota, é usado para o transporte de produtos que precisam percorrer longas distâncias até chegar ao seu destinatário.

Sendo assim, essa frota pode carregar variados produtos, até mesmo alimentos.

Frota de aluguel de carros

Nesse estilo, tento pessoas físicas quanto jurídicas podem solicitar um carro.

Em geral, encontra-se esse sistema em locais como aeroporto e rodoviárias, e por essa razão, ele conta com um número considerável de carros em sua frota.

Frota de serviços públicos

Servem apenas para que determinados serviços públicos funcionem da melhor forma possível.

Um exemplo dessa frota, são as viaturas de polícia ou, até mesmo, veículos usados por fiscais.

5 dicas para ter economia de combustível em sua frota

Ter um bom planejamento da sua frota, é um ótimo ponto para começar a controlar os gastos de combustível.

Para te auxiliar, vamos dar algumas dicas que ajudarão muito nesse processo.

Oriente e treine os motoristas

O consumo de combustível da sua frota, varia muito de acordo com o comportamento dos motoristas no trânsito.

Por isso, é preciso realizar treinamentos de condução defensiva, que são muito úteis. Pois, sua prática previne maus hábitos de direção, como por exemplo: frenagens bruscas e aceleração desnecessária.

Escolha postos confiáveis

Fazer o abastecimento dos seus veículos com um combustível de qualidade, é fundamental tanto para a economia, quanto para manter a boa condição mecânica do seu automóvel.

Por isso, optar por postos confiáveis é vital para quem gerencia uma frota. Lembre-se que, o barato, às vezes pode sair caro.

economia-de-combustível-para-frota

Planejar bem a rota ajuda na economia de combustível

Fazer o planejamento da rota traçada, é uma opção muito boa para reduzir os gastos.

Então, ao usar aplicativos de rotas e mapas, alinhando isso ao conhecimento dos motoristas, pode-se promover uma grande redução de consumo. Pois, quanto maior a distância, maior será o gasto.

Faça a manutenção preventiva

Realizar uma manutenção frequente em seu automóvel é indispensável. Já que veículos que não estão em boas condições, consomem muito mais combustível e aumentam gastos em reparos e substituição de peças.

Use softwares para te ajudar na economia de combustível

Atualmente, usar esse softwares, tem sido a mais nova arma das empresas para auxiliar na economia de combustível.

Portanto, por meio desses programas, torna-se possível analisar os custos de cada veículo por quilômetro rodado em relatórios detalhados.

Sendo assim, o sistema permite planejar os gastos desse setor com mais precisão, por períodos maiores.

Alguns exemplo de Apps de controle de abastecimentos são o Carango, o Fuelly e o Autocare.

Aplicativos de controle que podem te ajudar na economia de combustível

Com o aumento constante no valor do combustível, qualquer ajuda é válida para a diminuição de gastos.

Então, se você precisa de ajuda para economizar em sua frota, segue 3 aplicativos que vão te ajudar na redução do consumo de combustível.

Shell Box

Esse aplicativo funciona como um sistema de cupons, bem parecidos com aqueles que recebemos em delivery. No seu primeiro abastecimento, basta adicionar o código de um amigo que, automaticamente, os dois ganham R$10 de desconto.

Além disso, o App mapeia todos os postos da rede, onde você consegue encontrar aquele que está com o melhor preço, e pode achar postos com promoções exclusivas.

E por fim, ele ainda oferece mais vantagens. A cada litro abastecido, o cliente ganha 1 ponto, ou dois, se abastecer com combustíveis V-Power.

Os pontos acumulados podem ser trocados por milhas aéreas no programa Smiles ou por desconto nos próximos abastecimentos.

Drivvo

Como muitos indicam, uma ótima forma de economia é colocar todas as despesas na ponta do lápis e o Drivvo faz isso para você.

Ele te ajuda a organizar os seus gastos, ou seja, toda vez que abastecer o carro, basta colocar o valor, a quantidade e a bandeira do estabelecimento e pronto, o App começará a comparar seus abastecimentos.

Dessa forma, você terá o controle de quanto gasta por mês.

Gasoleta

Sabe quando você chega no posto e bate aquela dúvida entre etanol ou gasolina?

O gasoleta pode ajudar nessa decisão, e escolher aquele que está mais compensando para você!

Primeiramente, você precisa colocar as informações sobre o seu veículo e, é muito importante saber o consumo tanto na estrada quanto na cidade para que o cálculo seja ainda mais exato.

Depois disso, o veículo fica salvo no App. E aí, é só colocar os preços e pronto, o gasoleta faz tudo para você!

Então, preparado para fazer a sua economia de combustível?

Sabemos que atualmente, com o preço do combustível nas alturas, economizar tem sido uma tarefa muito difícil.

Contudo, seguindo essas dicas, temos certeza que é possível gerar uma economia significativa para a sua frota.

Então, se gostou desse conteúdo e deseja saber mais sobre economia de combustível e frotas, fique atento ao nosso blog, que sempre trazemos novidades para você!

Open chat