Gestor de frota: dicas para não estourar o orçamento do seu departamento

como-diminuir-os-gastos-do-seu-departamento

Um gestor de frota, é o profissional responsável por colocar na ponta do lápis todos os gastos do seu setor.

Desse modo, faz parte da rotina dos mesmos, calcular a quantia de gastos com combustível em seus veículos, desgaste de pneu e, também, a manutenção dos mesmos.

O custo da frota, sempre deve ser calculado para garantir os lucros do seu negócio.

Por isso, possuir um bom planejamento é de muita importância, já que o mesmo vai orientar o caminho da empresa para alcançar os seus objetivos, prever possíveis falhas, gargalos operacionais, prejuízos e oportunidades.

Pensando em auxiliar você, que gerencia uma frota e deseja organizar o seu orçamento, criamos esse conteúdo que te ajudará nesse processo.

Gestor de frota: entenda mais sobre esse profissional

Antes de entendermos como um bom planejamento pode contribuir para controlar o orçamento do seu setor, é muito importante conhecer um pouco mais sobre o profissional dessa área.

A gestão de frota, em si, é o gerenciamento dos veículos de uma empresa, usados para transporte e coleta ou prestação de serviços.

Para ter um bom gerenciamento da sua frota, é preciso traçar as suas táticas e planos para esses veículos servirem a empresa com mais eficiência, reduzindo riscos e custos.

O gestor de frota, é o responsável por cuidar de toda essa linha de veículos e, também, traçar estratégias assertivas para gerar resultados em seu setor.

Seu principal foco, é manter o setor organizado e reduzir os custos do mesmo. Por isso, criar um bom planejamento é fundamental.

Entenda qual a importância de um gestor de frota

Fazer uma boa gestão de frota, resulta para o seu departamento, uma melhor eficiência.

Ter total controle sobre informações como: os motoristas, estado dos veículos, gastos com combustível, manutenção e rotas que estão sendo seguidas, ajudar na tomada de decisões para resolver os problemas de forma mais rápida e garantindo maior economia.

Quando o trabalho de um gestor de frota é feito de forma correta, é possível descobrir com mais facilidade se algum processo está saindo caro demais e, também, se todo o potencial da frota está sendo aproveitado.

Como melhorar a sua gestão de frotas?

Gerenciar uma frota, é uma ação que, na teoria, pode aparentar ser fácil, porém, na prática torna-se muito complexa.

Possuir uma boa gestão de frotas, não está apenas ligado a cuidar de entrada e saída de veículos. Uma boa gestão tem que estar presente dentro de toda a operação.

Porém, uma pergunta que muitos gestores fazem é: como organizar a gestão de frotas para torná-la mais eficaz.

Por isso, separamos algumas dicas que podem contribuir para te auxiliar nessa tarefa.

  • Tenha um inventário da frota;
  • Controle os custos com relatórios mensais;
  • Tenha planos de manutenção preventiva;
  • Acompanhe o consumo de combustível;
  • Fique atento ao modo de direção dos motoristas.

Seguindo essas dicas, é possível iniciar o processo de melhoria da sua linha de frota.

O que o seu planejamento de frota deve abranger?

Como dito antes, para ter uma melhor gestão da frota, o seu planejamento deve contar com alguns aspectos.

Análise de mercado, diagnóstico e histórico, são peças cruciais para um bom plano da sua frota.

Ter um orçamento e objetivos definidos é muito importante para o funcionamento das suas táticas. Além disso, manter um bom quadro de funcionários com o treinamento em dia, contribui ainda mais. Por isso, investir em cursos e treinamentos para a sua equipe, é uma boa forma de manter os seus funcionários motivados.

Contudo, a automatização dos processos tem contribuído muito para a evolução de diversos nichos e, também pode ser muito útil para esse departamento.

Sendo assim, com a automatização de processos, o gestor de frota ganha mais tempo para pensar em soluções estratégicas, ao invés de perder tempo fazendo tarefas operacionais e burocráticas.

E lembre-se: não deixe de envolver pessoas da sua equipe para te ajudarem nesse processo. Pois, é sempre muito bom contar com ideias e percepções para enriquecer o trabalho e torná-lo mais preciso.

redução-de-gastos-na-frota

4 dicas para o gestor de frota não estourar o orçamento do seu departamento

Nos dias atuais, existem diversas práticas que podem ajudar a reduzir custos, que são consideradas de fácil aplicação. Garantindo assim, melhores resultados para a sua empresa. Confira:

Análise financeira

Primeiramente, é muito importante fazer uma análise financeira de todo o fluxo da empresa, e saber qual valor está sendo direcionado para a sua frota.

Portanto, é possível estudar todo o fluxo de caixa, e analisar o seu teto de gastos mensais, podendo gerar melhores estratégias relacionadas à economia.

Plano de redução de custos

Para traçar um plano de economia, é preciso considerar os indicadores da empresa. Sendo assim, você poderá levantar um diagnóstico dos custos da frota.

Então, para manter uma frota circulando, é preciso que a empresa disponha de capital de giro suficiente para manter a manutenção e renovação de veículos.

Sendo assim, você consegue descobrir onde precisa economizar.

Plano de economia de combustível

Há diversas maneiras de fazer a redução de custos com combustível quando falamos de uma frota.

Portanto, uma forma que pode ser considerada muito eficaz, é a otimização das rotas que os seus motoristas percorrem.

Sendo assim, traçar uma rota inteligente pode ajudar na economia da sua frota. E projetar um bom trajeto pode ser bem mais simples do que se imagina, podendo ser feito até com o auxílio da tecnologia, que tem sido uma grande aliada nos dias atuais.

Aproveite da tecnologia

Como dito antes, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Com boas ferramentas torna-se possível ter resultados muito mais satisfatórios.

Um método muito cogitado nos dias atuais para a redução de custos quando trata-se de consumo dos veículos, são os aparelhos de economia de combustível.

Eles encontram-se instalados no motor do seu automóvel e têm o objetivo de contribuir para gerar uma maior redução de gastos do mesmo.

Como um gestor de frota pode economizar no consumo de combustível da sua linha?

Para boa parte dos gestores de frota, os gastos com o combustível sempre são um motivo de preocupação. Pois, eles representam uma grande porcentagem dos gastos desse negócio.

Independentemente de você gerenciar uma frota grande ou pequena, é possível adotar medidas que podem te ajudar na economia do consumo de combustível e a reduzir custos.

Vários fatores têm que ser observados para gerar essa economia, como por exemplo: treinamento de pessoal, atenção ao peso transportado e otimização da rota.

Contudo, ainda existe uma outra vantagem, que é apostar em aparelhos tecnológicos inovadores, como o já citado equipamento de economia de combustível.

Uma inovação que garante maior autonomia com o seu tanque de combustível, proporcionando uma queima eficiente, fazendo o seu dinheiro render ainda mais.

E o melhor: não afeta em nada o motor do seu carro!

Então, se você deseja melhorar o orçamento do seu departamento, e quer saber mais sobre economia de combustível, fique atento em nosso blog que sempre temos novidades para você!

Open chat