Quais são os carros mais econômicos no Brasil?

No Brasil, com o aumento frequente do preço do combustível, a população tem buscado por opções mais baratas de veículos, ou seja, aqueles que possuem o maior índice de economia de combustível. Por isso, a busca por carros mais econômicos, tem sido maior se comparada aos anos anteriores.

Essa, tem sido uma opção muito viável e boa, tanto para a população, quanto para os fabricantes desses veículos.

Mas você sabe quais são os carros mais econômicos no Brasil, que prometem tanta economia no combustível? Onde comprar e qual o seu valor?

Foi pensando nisso que criamos esse conteúdo. Então, se você deseja escolher um carro que ofereça um retorno positivo para o seu bolso, vamos te dar algumas dicas de qual veículo escolher. Confira!

Carros mais econômicos têm uma boa eficiência energética?

Poucos brasileiros conhecem o selo Conpet, que é um selo do Inmetro, responsável pela classificação de veículos automotores. Mas, muitos já repararam naquela etiqueta colorida que, muitas das vezes, vem colada no para-brisa do veículo. Porém, são poucos aqueles que leem as informações descritas no mesmo.

Essa eficiência energética, varia muito de um veículo para o outro. O consumo de energia medido pelo Inmetro, funciona como parâmetro para medir a eficiência dos automóveis comercializados no país.

Entretanto, um ponto muito importante deve ser levado em consideração: o Inmetro, tem o consumo medido com base em dados obtidos em laboratórios. Ou seja, eles utilizam um profissional, ou em alguns casos, robôs para poderem realizar esses testes. Sendo assim, os resultados não refletem 100% do mundo real.

Por isso, montamos um conteúdo com base em economias reais realizadas pelo PBEV 2021.

Carros mais econômicos no Brasil

Se você está pensando em trocar o seu automóvel, e o preço do combustível tem influenciado para que você escolha um carro mais econômico, montamos um “Top 7” dos carros mais econômicos que você pode encontrar no Brasil.

Esses carros foram escolhidos de acordo com o PBEV 2021, também conhecido como Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. Esse programa tem como foco, avaliar o consumo dos veículos à venda no Brasil segundo os critérios estabelecidos pelo Inmetro.

Esses veículos, foram avaliados e classificados em algumas categorias desde subcompactos a esportivos. São avaliados de acordo com a sua eficiência energética, com seus dados de consumo na estrada e na cidade separadamente.

saiba-tudo-sobre-os-carros-mais-econômicos

Chevrolet Onix Plus 1.0 12V MT6

Esse carro, conta com uma eficiência energética de 1,34 MJ/km, e seu consumo varia de acordo com o combustível escolhido.

No álcool, ele chega a fazer 10,1 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada. Já na gasolina, essa quilometragem conta com uma diferença, fazendo 14,3 km/l na cidade e 17,7 km/l na estrada.

Renault Kwid Life 1.0 12V MT5

O Renault Kwid, possui uma eficiência energética de 1,46 MJ/km. Esse veículo conta com uma taxa de consumo muito boa.

Ao usar álcool, esse carro possui uma eficiência de 9,6 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada. Porém, é possível aumentar essa quilometragem ao usar gasolina, sendo que o mesmo pode fazer 13,9 km/l na cidade e 15,5 km/l na estrada.

Hyundai HB20S Platinum 1.0 12V MT6

Esse carro, conta com uma eficiência energética de 1,43 MJ/km. Seu consumo médio no álcool é de 9,8 km/l e 11,6 km/l na cidade e na estrada, respectivamente.

Já o seu consumo na gasolina, está na média de 13,6 km/l na cidade e 16km/l na estrada.

Peugeot 208 Active 1.2 12V MT5

O Peugeot 208, conta com uma eficiência energética de 1,46 MJ/km. Seu consumo de etanol, na cidade e na estrada, é de 9,6 km/l e 10,7 km/l respectivamente.

Já com a gasolina, na cidade o seu consumo é, em média, de 13,9 km/l e na estrada, 15,5 km/l.

Fiat Argo Drive 1.0 6V MT5

Esse veículo tem uma eficiência energética de 1,50 MJ/km. Seu consumo de etanol, é de 9,4 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada.

Agora, quando falamos em gasolina, seu consumo na cidade e na estrada é de 13,5 km/l e 15 km/l, respectivamente.

Renault Logan Zen 1.0 12V MT5

O Renault Logan Zen, conta com uma eficiência energética no valor de 1,54 MJ/km.

O seu consumo médio, como todos os carros, pode variar de acordo com o uso do combustível que está sendo escolhido.

Utilizando o etanol, é possível obter um consumo de 9,3 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. Já com o uso da gasolina, na cidade o consumo é de 13,6 km/l e na estrada, 14,2 km/l.

Fiat Cronos 1.3 8V MT5

Esse veículo conta um valor de eficiência de energia de 1,52 MJ/km. Seu consumo no etanol é de 9 km/l e 11 km/l, na cidade e na estrada, respectivamente.

Quando usada a gasolina, seu consumo tem o valor alterado para, 13 km/l na cidade, e 15,6 km/l na estrada.

Qual a média de preço desses carros mais econômicos?

A média de preço desses carros, varia de acordo com o seu modelo, ano de fabricação e muitas outras características que complementam o veículo.

Porém, o valor dos mesmos abrange uma ampla faixa, podendo variar de 40 até 80 mil reais.

Agora, se você escolher uma opção de carros que são híbridos, esse preço pode sofrer com um acréscimo considerável, por conta da alta tecnologia que é usada nos mesmos.

Investir em carros mais econômicos é a melhor opção?

Com tudo o que foi dito até aqui, podemos afirmar que sim, investir em carros mais econômicos pode ser uma boa opção para o seu bolso.

Porém, essa não é a única alternativa de economia de combustível que existe. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, existem diversos meios mais fáceis e mais baratos do que trocar o seu carro.

Um desses meios, que tem ganhado muita força no mercado atual, é o economizador de combustível. A sua instalação é fácil e rápida, não compromete o desempenho ou o funcionamento do veículo, e é muito mais acessível do que adquirir um novo carro.

Mas lembre-se: pesquisar qual é a melhor opção para você é fundamental!

Então, se você deseja trocar de carro para maior economia de combustível, estude sobre todas as possibilidades e escolha aquela que mais lhe agradará.

Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre economia de combustível, acesse o nosso blog e leia outros artigos como esse.

Open chat