Vendedor externo: o aumento do combustível está prejudicando o seu orçamento?

O preço do combustível tem aumentado com frequência por todo o Brasil. E esse é um fator que tem prejudicado o orçamento de muitas pessoas. Principalmente, daqueles que precisam do carro para exercer a sua profissão, que é o caso de um vendedor externo.

Em geral, esses profissionais precisam fazer longas viagens, ou até mesmo várias durante o dia. Em muitos casos, recebem um auxílio de custo das empresas em que trabalham. Porém, essa realidade não é a mesma para todos, e muitas vezes, esse auxílio não chega perto do que realmente gastam no mês, ainda mais com os aumentos frequentes no preço do combustível.

Sendo assim, criamos esse conteúdo não apenas para quem atua como vendedor externo, mas para também, para quem se interessa por essa profissão, deseja saber mais sobre ela, e descobrir se, com o aumento do combustível, realmente vale a pena entrar nesse ramo de atividade.

O que faz um vendedor externo?

Antes de falarmos sobre a dificuldade que esse ramo de atuação vem passando por conta do aumento do combustível, vamos te explicar um pouco sobre essa área, e o que fazemos seus profissionais.

O vendedor externo, na maioria das vezes, faz parte do setor comercial de uma empresa. Ele, é aquele que vai até os seus clientes em busca de novos negócios.

A área de vendas de uma empresa, pode ser considerada uma das mais importantes. Pois, ela é responsável por atrair clientes e, por conta disso, mantém a organização em funcionamento.

Mas,afinal de contas, o que faz um vendedor externo?

Como dito antes, ele é responsável por captar os novos clientes, realizando atendimentos e negociações. Porém, existem outras características que dão nome a essa profissão.Confira:

  • Fazer propostas comerciais;
  • Abrir novas oportunidades;
  • Demonstrar produtos;
  • Executar a negociação de preços, prazos, condições de vendas e descontos;
  • Realizar o fechamento de novas vendas e contratos;
  • Acompanhar a entrega de produtos e serviços negociados;
  • Finalizar vendas.

Em geral, ele é o profissional que atua fora da empresa, faz muitas viagens e visitas até os seus clientes. Por isso, faz muito uso do carro e acaba tendo elevados custos com combustível.

O aumento do preço do combustível

Até quem não possui veículo, certamente já notou a forma rápida como o preço do combustível vem crescendo.

O primeiro ponto a ser levado em conta, quando falamos desse aumento, é o petróleo. Essamatéria-prima usada mundialmente, possui uma produção em grande escala e pode ser estocada por um bom período.

A cotação do dólar, é um dos principais motivos que têm contribuído para o aumento do preço do combustível.

Isso desencadeou uma alta do preço do barril de petróleo mundial, em conjunto com a forte desvalorização do real frente ao dólar.

A Petrobras realiza o repasse desse aumento às refinarias e, consequentemente,chega ao consumidor final. Por isso, a população tem sido tão prejudicada na hora de abastecer o seu automóvel.

O vendedor externo e o aumento de combustível

Como dito nesse artigo, o vendedor externo tem sido um dos profissionais maisprejudicadoscom esses aumentos frequentes.

A sua atuação exige o uso frequente do seu veículo, e por mais que muitos profissionais dessa área contém com um auxilio disponibilizado pela empresa, nem sempre ele se torna suficiente.

Por conta disso, o profissional da área de vendas externas, faz parte dopercentual de áreas que mais vem sofrendo com esses aumentos constantes.

Dicas para quem é vendedor externo economizar combustível

Quem é motorista sabe a importância e a diferença que faz,a economia decombustível. Porém, na prática, é muito difícil ver alguém fazendo isso à risca.

Economizar combustível não é somente escolher o posto de gasolina mais barato. Aliás, essa escolha deve ser feita com muito cuidado, já que a qualidade do combustível que você usa, pode ocasionar diversos problemas futuros para o seu carro, se não for consideravelmente boa.

Então, para economizar combustível, existem muitos pontos que você deve observar para obter resultados significativos. Confira algumas dicas que vão te ajudar muito nesse processo de economia.

dicas-para-economizar-combustível

Manter a manutenção do veículo em dia

Fazer a manutenção periódica do carro, além de evitar quebra, ajuda muito na economia de combustível. Pois, peças defeituosas tendem a fazer com que o automóvel funcione com dificuldade, ocasionando assim, um maior gasto de combustível.

Dirija de forma prudente

Realizar práticas que exigem muito do carro, tendem a consumir bastante combustível. Então, o mais indicado, é evitar, por exemplo, ultrapassagens perigosas.

Por isso, fazer uma viagem mais tranquila, vai afetar diretamente e de uma forma positiva, o seu bolso.

Fique atento à qualidade do combustível

Infelizmente, existem muitos postos que vendem combustível adulterado. Ou seja, com outros componentesmisturados a ele.

Esse ato, pode trazer muitos danos ao seu veículo. Então, se um posto vendecombustível muito abaixo do valor, é bom desconfiar, já que essa economia pode te dar dor de cabeça futuramente.

Evite peso desnecessário

Às vezes, é comum carregar diversas coisas no porta-malas do carro. Principalmente, quando se está realizando uma viagem.

Mesmo pesos mínimos como, apenas uma mala, já fazem com que o carro se esforce mais para se locomover.

Por isso, fique sempre atento àquilo que você está carregando em seu carro, se é ou não,algo quevocê precisa e faz uso frequente.

Economizador de combustível

Uma opção que tem chegado com muita força no mercado, é o economizador de combustível. Essas peças, em geral, vão no motor do seu carro e têm como função auxiliar na economia do veículo.

Sendo assim, um equipamento de boa qualidade, garante com que o seu automóvel gere a economia esperada sem interferir na qualidade de funcionamento do mesmo.

Vale a pena seguir a profissão de vendedor externo com os aumentos do valor do combustível?

A pergunta que fica é, se mesmo com os aumentos e gastos frequentes de combustível, vale a pena seguir a profissão de vendedor externo.

Apesar do momento, é uma ótima profissão a seguir. Porém, nenhuma decisão deve ser tomada sem muita pesquisa e estudo.

Portanto, seguindo as dicas que foram dadas, tenho certeza que a economia de combustível valerá muito a pena no seu bolso.

Então, se gostou dessas informações e deseja ver mais assuntos como esse, fique de olho em nosso blog que sempre estaremos trazendo conteúdos relevantes para você!

Open chat